Grupo de Pesquisas Químico-Farmacêuticas
Universidade Federal de São Paulo
LINHAS DE PESQUISA
O GPQFfesp tem por objetivo aplicar diferentes metodologias de planejamento racional de fármacos na busca de moléculas bioativas que atuem em alvos terapeuticamente ativos. Três são as linhas de pesquisas básicas do grupo:
-
Busca de moléculas ativas em 2 linhas: Doenças Negligenciadas e Câncer
-
Modelagem molecular como ferramenta de racionalização na buscas de moléculas ativas
-
Uso de síntese orgânica clássica e em paralelo na construção de quimioteca para varreduras experimentais por compostos biotivos
Busca por moléculas ativas
O grupo trabalha na busca de moléculas ativas e seletivas para o tratamento das doenças classificadas pela Organização Mundial de Saúde como Doenças Negligenciadas, como a Esquistossomose e a Leishmanioses.
​
O Câncer também é alvo de nossas pesquisas, particularmente no que diz respeito a inibidores quisases da família JANUS, as JAK quinases.
Para tanto exploramos a associação de técnicas sintéticas às de planejamento racional de fármacos baseadas tanto no ligante (LBDD - Ligand Based Drug Design) quanto na estrutura do alvo macromolecular (SBDD - Structure Based Drug Design).
Planejamento Racional e Modelagem Molecular
​
Os estudos de modelagem molecular do grupo englobam o uso das metodologias de docking molecular, dinâmica molecular e de estudos quânticos na busca de novos fármacos para doenças negligenciadas e antitumorais. Enzimas consideradas alvos macromoleculares validados para a busca de novos fármacos antiparasitários, como as nitroredutases, N-miristoiltransferase, quinases e proteases de parasitos, como a catepsina B tem sido exploradas pelo grupo.
O objetivo principal é associar as ferramentas teóricas disponíveis à metodologias de síntese para obtenção de compostos ligantes com maior potencialidade de interagirem com tais enzimas.​
​
Também exploramos metodologias de modelagem molecular aplicada à:
​
Busca de pontencias alvos macromoleculares
(target fishing)
Estudos de ADMET: modelagem molecular aplicada a farmacocinética​ e toxicidade​
Síntese Orgânica de Potenciais Bioativos
Aplicação de síntese orgânica clássica, Gridstone Chemistry e Síntese em paralelo são as estratégias exploradas pelo grupo na construção de séries congêneres de compostos químicos tendo por fim dois objetivos principais: o screening biológico visando compostos líderes na busca por novos compostos antiparasitários, e a otimização estrutural dos mesmo em busca de perfis farmacocinéticos e farmacológicos adequados ao uso terapêutico.
Ainda, estudos de QSAR e SAR são realizados a partir destas séries.
Compostos N-acilidrazônicos, chalconas, flavonas, 2-aminotiazólicos, e 2-hidrazinotiazólicos fazem parte das classes químicas sendo exploradas pelo grupo no momento.