Grupo de Pesquisas Químico-Farmacêuticas
Universidade Federal de São Paulo
Pós-Graduandos
Thais Pavani
Thaís é formada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2015). É membro do grupo desde 2018, cursou seu mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema (2020), desenvolvendo pesquisas na área de desenvolvimento de novos compostos antitumorais inibidores de JAK2 e derivados da Nifuroxazida. Atualmente é doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Biologia Química da mesma instituição onde realiza pesquisa na área de desenvolvimento de potenciais compostos contra doenças negligenciadas e SARS-COV-2.
Dissertação de mestrado: Síntese de análogos da nifuroxazida potencialmente inibidores da via JAK-STAT.
Tese de doutorado: Planejamento e Síntese de hibridos de N-acilidrazonas e Vinilsulfonas ativas contra Catepsina B1 de Schistosoma mansoni.
Ramon Martins Cogo
Ramon é biomédico formado pela Universidade de Guarulhos e cursa mestrado pelo Curso de Pós-Graduação em Biologia Química pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou estágio de iniciação científica na área de parasitologia e farmacologia, sendo bolsista CNPq, no grupo NPDN - Núcleo de Pesquisas em Doenças Negligenciadas da UnG. Atualmente desenvolve seu mestrado na área de química medicinal, trabalhando com técnicas de modelagem molecular de novos inibidores de Catepsina B1 de Schistosoma mansoni, com ênfase em docking molecular e virtual screening associado ao reposicionamento de fármacos.
Dissertação de Mestrado: “Estudo de reposicionamento de fármacos potencialmente inibidores da Catepsina B1 de Schistosoma mansoniguiado por virtual screening”
Bianca Bergamini
Vanusa Melo
Bianca é química formada pela Faculdades Oswaldo Cruz (2019) e está se juntando ao grupo para desenvolver pesquisa voltada para as áreas de síntese e estudos das relações entre estrutura química e atividade biológica de carbazonas e tiosemicabazonas ativas contra Arginase de Leishmania spp, explorando scaffolds binucleares e mononucleares inspirados em compostos ativos encontrados na natureza, em fármacos quimioterápicos conhecidos e, também, sintetizados pelo próprio organismo humano. Com um importante background na técnica de Cromatografia Gasosa aplicada à toxicologia, obtida durante seu estágio no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo – MAPA nos setores de agrotóxicos, sementes e mudas e também fez trabalho voluntário na Superintendência de Polícia Técnico-Científica de São Paulo – SPTC na área de toxicológicos no setor de análises de fluidos biológicos para constatação de presença de substâncias voláteis, a aluna traz ao grupo um grande aditivo no que tange à análises de caracterização de pureza e estrutural dos compostos.
Projeto: Planejamento racional e síntese de carbazonas e semicarbazonas inibidoras da arginase de Leishmania spp.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0241792898527893
Vanusa é Administradora Financeira formada pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP (2013), e Química Industrial formada pela Faculdade Oswaldo Cruz (2019). Durante sua graduação, em 2019, realizou iniciação científica com pesquisa de síntese e caracterização de análogo medicamentoso para leishmaniose visceral à base de nióbio. No momento, é aluna especial do Programa de Pós-graduação em Biologia Química pela Universidade Federal de São Paulo, e está se juntando ao grupo GPQFesp para o desenvolvimento de pesquisas voltadas a busca de alternativas terapêuticas para tratamento de Infecções Fúngicas Invasivas (IFIs), sintetizando e estudando as relações entre estrutura química e atividade biológica de compostos oxadiazólicos com potencial fungistático e fungicida comprovado experimentalmente e que se mostraram inibidores da Tireoredoxina redutase de diferentes fungos, com particular interesse em candidemia.
Projeto: Planejamento racional de oxadiazois com potencial para tratamento de Infecções Fúngicas Invasivas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0142146026811406