Grupo de Pesquisas Químico-Farmacêuticas
Universidade Federal de São Paulo
Ex-Alunos
Fernanda Rosa Andre
Michelle Guerra
Fernanda é farmacêutica formada pela Universidade Federal de São Paulo e mestre pelo Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, pela mesma Universidade. Sua dissertação de mestrado descreve a aplicação de síntese paralela na construção de uma biblioteca de compostos N-acilidrazonicos potencialmente antiparasitários e em aplicação de técnicas de planejamento racional e modelagem molecular para explicar o comportamento biológico dos compostos constituintes da biblioteca.
Dissertação de Mestrado: Síntese paralela e estudos de relação estrutura-atividade de nitroderivados ativos contra Leishmania sp
Michelle é estudante do segundo ano do curso de Farmácia da Universidade Federal de São Paulo e estagiária de Iniciação Científica do GPQFfesp. Desenvolveu pesquisa na área de síntese de benzotiazois e 2-aminotiazois potencialmente inibidores da enzima N-miristoiltransferase de Leishmania amazonensis e, assim, busca novos agentes leishmanicidas.
Projeto de Iniciação Científica: Síntese de novos inibidores flexíveis de N-miristoiltransferase de Leishmania amazonensis.
Beatriz Rodrigues
Beatriz é estudante do curso de Farmácia da Universidade Federal de São Paulo e realizou estágio de iniciação científica de 2014 a 2017 junto ao GPQFfesp. Suas pesquisas envolveram a síntese e caracterização de N-acilidrazônas leishmanicidas e o desenvolvimento de estudos de relação entre estrutura química e atividade biológica. Participou do Programa CAPES Ciências sem Fronteiras durante 1 ano e meio, onde também desenvolveu pesquisas junto à Concordia University Wisconsin. Retornou ao grupo entre 2016 e 2017 para desenvolver a síntese de novas moléculas derivadas de cromenos com potencial atividade inibidora da via JAK-STAT, tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Projetos de Iniciação Científica: Estudos de docking molecular empregados para a compreensão dos mecanismos da ação antiparasitária de N-acilidrazonas e 2-aminotiazois.
Síntese e caracterização de N-acilidrazonas cromênicas com potencial ação sobre tirosinas quinases JAK2.
Carina Rodrigues Amorim
Carina é farmacêutica formada pela Universidade São Judas de São Paulo e mestre pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atualmente desenvolve seu doutorado pelo Curso de Pós-Graduação em Biologia Química da Universidade Federal de São Paulo. Sua tese de doutorado busca compostos de origem natural e sintéticas, de estrutura guanidínicas e tiazólicas, potencialmente ativos contra Leishmania amazonensis. Estudos de modelagem molecular, síntese orgânica clássica e técnicas de obteção e fracionamento de extratos de plantas compõem as ferramentas aplicadas no desenvolvimento de seu trabalho.
Tese de Doutorado: Compostos guanidínicos e 2-aminotiazólicos: explorando fontes naturais e sintéticas na busca de novos fármacos leishmanicidas.
Marcela O. L. da Costa
Luis Otávio Junqueira
Marcela é farmacêutica formada pela Universidade Católica de Santos e aluna do curso de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve sua dissertação na área de busca de novos fármacos antitumorais capazes de interferir com a via de sinalização celular JAK-STAT, realizando estudos de docking e dinâmica molecular de compostos derivados da nifuroxazida capazes de inibir da enzima JAK, responsável pela fosforilação dos STATS, os quais são importantes reguladores da expressão de genes relacionados ao crescimento e proliferação celular.
Dissertação de Mestrado: Estudos de docking molecular e dinâmica molecular de derivados N-acilidrazônicos cromênicos capazes de inibir as JAKs quinases.
Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro é estudante do curso de Farmácia da Universidade Federal de São Paulo e realiza estágio de iniciação científica desde 2016 junto ao GPQFfesp. Suas pesquisas envolvem a síntese e caracterização de derivados flexíveis de benzotiazois potencialmente inibidores de N-miristoiltransferase de Leishamania amazonensis.
Projetos de Iniciação Científica: Síntese e caracterização de derivados 4-aminotiazólicos análogos flexíveis de benzotiazois potencialmente inibidores de N-miristoiltransferases.
​
Marcielly Alves da Costa
Marcielly é aluna do curso de Farmácia da Universidade Federal de São Paulo e bolsista pelo Programa PIBIC. Desenvolve pesquisa em planejamento e síntese de N-acilidrazonas e 2-aminotiazois não nitrados potencialmente antiparasitários. Síntese em paralelo associada a estudos de modelagem molecular compõem as técnicas empregadas no desenvolvimento de seu projeto.
Seu projeto visa o screening experimental de novos compostos leishmanicidas com bons perfis de eficácia e toxicidade seletiva.
Projeto de Iniciação Científica: Síntese de análogos estruturais N-acilidrazônicos e 2-aminotiazólicos e avaliação biológica contra Leishmania amazonensis
Luis Otávio é farmacêutico formado pela Universidade Federal de São Paulo e mestre pelo Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade pela mesma Universidade. Sua dissertação envolveu o planejamento racional de novos Inibidores de N-miristoiltranferases de Leishmanias. Seu trabalho baseou-se na associação de docking molecular e síntese química para obtenção de inibidores benzotiazólicos das N-miristoiltransferases, enzimas responsáveis por modificação pós-traducional que leva à localização de proteínas nas membrana.
Apesar de já mestre, Luis Otávio continua como colaborador ativo do grupo.
Dissertação de Mestrado: Síntese e avaliação de potenciais agentes leishmanicidas: benzotiazóis inibidores de N-miristoiltranferase.
Izabela Mendes
Izabela é estudante do curso de Química da Universidade Federal de São Paulo e realiza estágio de iniciação científica junto ao GPQFfesp, desde janeiro de 2017. Suas pesquisas envolveram a síntese e caracterização de Chalconas e Flavonoides potencialmente ativos como
Projetos de Iniciação Científica: Síntese e caracterização de derivados 4-aminotiazólicos análogos flexíveis de benzotiazois potencialmente inibidores de N-miristoiltransferases.
​
Nathally Pedroso
Nathally é estudante do curso de Farmácia da Universidade Anhanguera de São Paulo e realiza estágio de iniciação científica junto ao GPQFfesp como aluna de intercâmbio entre projetos sendo desenvolvidos nas duas Universidades. Suas pesquisas envolvem o estudo de propriedades eletrônicas de compostos push-pull, importantes ferramentas sintéticas para obtenção de diversos heterociclos e carbociclos. Como resultado de suas ´pesquisas, pretende-se ilustrar e explicar a reatividade diferencial destes reagentes, como parte de um capítulo de livro que vem sendo elaborado por seu orientador na Universidade Anhanguera, o prof. Jose Agustin Quincoces Suarez.
Projetos de Iniciação Científica: Estudos de modelagem molecular e cálculos de propriedades eletrônicas de reagentes Push-Pull.
​
Thiago O. Rodrigues
Thiago é aluno do segundo ano do curso de Farmácia da Universidade Federal de São Paulo e desenvolve pesquisa de iniciação científica em planejamento e síntese de benzidrazidas e 2-aminotiazois derivados da vanilina potencialmente antiparasitários e antitumorais.
Seu projeto visa o screening experimental de novos compostos leishmanicidas e/ou antitumorais com bons perfis de eficácia e toxicidade seletiva.
Projeto de Iniciação Científica: Síntese de análogos benzidrazídicos derivados da vanilina para screening biológico contra Leishmania amazonensis e melanoma B16F10.